Campina Grande

Campina Grande é um município serrano, de clima ameno, e população de aproximadamente 360 mil habitantes. Está localizada a 120 Km da capital João Pessoa.

É a cidade paraibana que mais cresce no interior nordestino. 

Destaque nas áreas de informática, serviços – saúde e educação -, no comércio e indústria, sobretudo de calçados e têxtil, suas atividades econômicas principais. Sedia empresas de porte nacional e internacional.

Detém estratégica localização geográfica em relação à eqüidistância dos mercados nordestinos e proximidade com os mercados internacionais,. Conta com infra-estrutura de estradas, transportes (rodoviário, aéreo e ferroviário), proximidade de dois portos Cabedelo e Suape, comunicações e energia elétrica.

A cidade fica a 550 metros do nível do mar e possui um clima agradável, variando entre 15°C, nas noites mais frias do ano, e 30°C, nos dias mais quentes, com uma média anual de 22°C. Localizada no alto da serra da Borborema, Campina Grande possui uma população composta por aproximadamente 355 mil habitantes que usufruem de uma qualidade de vida acima da média nordestina.

A cidade, maior município do interior do Nordeste, tem um arrojado setor industrial, onde algumas das maiores empresas do País apostam no potencial da cidade. 

A produção agrícola do município é baseada no algodão, feijão, mandioca, milho, sisal, hortifrutigranjeiros, leite e queijo artesanal. O município possui ainda influência político-econômico numa região que abrange 74 municípios.

A qualidade de vida é um privilégio da cidade em relação a qualquer outra do interior nordestino, especialmente no que se refere à saúde. São 19 hospitais, 3.466 leitos, 21 Unidades Básicas de Saúde, 3 Centros de Referência de Saúde, além do Serviço Municipal de Saúde. Todas essas unidades estão prontas a proporcionar um sistema de atendimento médico livre da maioria dos problemas crônicos que afligem a grande maioria das cidades do país.

Para valorizar ainda mais a Memória da Cidade também se objetiva a criação de novos fatores de atração para sua área central. Turismo histórico, lazer noturno e dominical, gastronomia, música regional, comércio de antiguidades, artes e artesanato, são alguns dos itens de um novo calendário de eventos para o centro da cidade. 

A cidade possui uma boa capacitação em nível médio e técnico. Conta com universidades públicas (Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba) e particulares como a FACISA e a U.V.A., com cursos nas áreas de humanas, exatas e saúde, pós-graduação, mantendo um qualitativo intercâmbio com universidades de Comunidade Européias e Norte-Americanas, garantindo um dos melhores pólos universitários do país e excelente exportador de bons profissionais para o mercado de trabalho.

Dispõe de quatro distritos industriais. A cidade possui uma boa capacitação em nível médio e técnico, por instituições especializadas como SENAI, SENAC, Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, Laboratório de Vestuário e a Escola Técnica Redentorista com opções de vários cursos técnicos, nas áreas da saúde e ciências exatas,informática,telecomunicações.

Os empreendimentos são apoiados com infra-estrutura básica, incentivos fiscais e financeiros, além da implantação de importantes projetos nos ramos sócio–político-econômico.

Campina Grande é hoje uma atuante presença no turismo, importando e exportando culturas e tecnologia em eventos de reconhecido porte no Brasil e no exterior.