Geografia

Campina Grande está localizada na Paraíba. A capital é João Pessoa, e as cidades mais importantes são Campina Grande, a própria capital, Santa Rita, Patos e Souza e Cajazeiras.

PLANALTO DA BORBOREMA

Fazem parte atualmente do município de Campina Grande, localizado no Planalto da Borborema, os Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, além de sua sede totalizando uma área de 518 Km².

FRONTEIRAS

Norte – Massaranduba, Lagoa Seca, Pocinhos e Puxinanã
Sul – Fagundes, Queimadas, Boqueirão e Caturité
Leste – Assis Chateaubriand e Ingá
Oeste – Boa Vista 

TOPOGRAFIA

A topografia tem um relevo com curvas de nível variando entre 500 m e 600 m acima do nível médio de mar. O relevo mais acidentado localiza-se a Nordeste, em direção ao município de Lagoa Seca. 

A Serra do Monte (alinhamento de Inselbergs), ao Sudoeste, separa o município de Campina Grande do de Boqueirão. Ao Sudeste, dois alinhamentos – as Serras de Catuama e de Bodopitá – o separam dos municípios de Fagundes e Queimadas.

HIDROGRAFIA

A sua hidrografia separa, como área dispersora de águas fluviais, os afluentes do Rio Paraíba do Norte (nas direções sul e sudeste) dos afluentes do rio Mamanguape (direções norte e nordeste).

CLIMA

O seu clima é de característica equatorial semi-árido, com temperaturas médias bastante amenas, mesmo com sua baixa latitude, sofre relativamente pequenas variações no decorrer do ano.

As temperaturas médias compensadas são sempre inferiores aos 25 C. As mais baixas acontecem entre os meses de maio a agosto e as mais altas ocorrem de janeiro a março e de outubro a dezembro.

SOLO

O solo exibe rala espessura e de característica argilo-arenosa. Em função da pequena camada de terreno sedimentar e da escassez de chuvas, não favorece a formação de associações florestais densas. Desses fatores decorre a precariedade da roupagem vegetal.

A paisagem florística é bastante diversificada, com formações de palmáceas, cactáceas em geral, legumináceas e bromeliáceas, além de rarefeitas associações de marmeleiros, juazeiros, umbuzeiros, algarobas, e outros.