A Paraíba

O Estado

Está situado à leste da região Nordeste, tem como limites o Rio Grande do Norte (N), oceano Atlântico (L), Pernambuco (S) e Ceará (O). Ocupa uma área de 56.584,6 quilômetros quadrados.

O relevo da Paraíba tem 66% do território, estando entre 300 e 900 metros de altitude. 

Os principais rios paraibanos: Paraíba, Rio do Peixe, Piranhas, Taperoá e Curimataú. 

No início do século XVI os franceses ocuparam a região e conquistaram os índios potiguares. No ano de 1585, o português João Tavares construiu na foz do Rio Paraíba o Forte de São Filipe a fim de defender o setor dos franceses. Deu origem a cidade de Filipéia, posteriormente Paraíba, e atualmente João Pessoa, a capital do Estado. 

Somente em 1599, após a destruição de aldeias inteiras e de uma epidemia de varíola que exterminou dois terços dos indígenas é que foi conseguida a paz.

No ano de 1634 a região foi tomada pelos holandeses, que permaneceram até 1654, expulsos por André Vidal de Negreiros. Nos anos seguintes, novos apresamentos de silvícolas provocaram revoltas exigindo a ação militar. 

No ano de 1684 o território foi elevado à condição de capitania. Em 1753 é subordinado à capitania de Pernambuco. Separou-se em 1799.

Em 1929, o governador João Pessoa é indicado pela Aliança Liberal como candidato a vice-presidente da República na chapa de Getúlio Vargas. Seu assassinato, em julho do ano seguinte, é um dos pretextos para a Revolução de 1930. 

Muito forró nordestino e praias paradisíacas. É tudo Paraíba: piscinas de corais, praias paradisíacas, lugar onde o sol nasce primeiro, cidade mais verde do país. 

Para fotos, o marco zero da Rodovia Transamazônica, que rasga o Brasil até o Acre, é dos preferidos pelos turistas. O paraibano, como seus vizinhos do Nordeste, tem características marcantes: sente-se honrado em receber as pessoas. Com área de 56 mil km2 e 3,3 milhões de habitantes, a Paraíba (do tupi “braço de mar”) fica no ponto extremo oriental do Brasil. 

A Ponta do Seixas é o lugar do continente americano mais perto da Europa e da África. É onde o sol nasce primeiro. O folclore do Nordeste é riquíssimo, dispondo de vários ritmos, 
danças e uma mistura de cores impressionante, são formas de expressão popular, que retratam a alma e a cultura de um povo que venceu as dificuldades da vida e vive com muita alegria.

Na Paraíba, em particular, é surpreendente a importância 
folclórica. O ponto alto acontece quando das festas juninas. O artesanato paraibano é muito rico. Objetos em couro, cerâmica, rendas, palha, sisal, conchas, madeira, estopa são facilmente encontrados no Estado. Os artesãos utilizam madeira, palha, estopa, pedra, barro, conchas, etc., qualquer matéria-prima pode ganhar forma nova. Os objetos, enfeites e bijuterias feitas com conchas também são encontradas.