Cultura

Campina Grande exerce um papel preponderante na região Nordeste, atuando como pólo disseminador da arte genuinamente nordestina.

É um verdadeiro celeiro de artistas do povo, como “cantadores de viola”, “emboladores de coco”, poetas populares, quadrilhas juninas, e de outros que orgulham a nossa gente e a nossa terra. 

O CASARIO

A cidade tem o que apresentar no turismo. Um impacto para turistas e nativos é o casario em pleno centro, que vem aos poucos sendo recuperado, numa grande contribuição ao chamado turismo permanente. 

Essa atividade traduz-se pelo resgate da memória histórica da localidade, a valorização imobiliária, com a relocalização dos camelôs, e o reaquecimento do comércio, em pleno coração de Campina.

A ação passa pela padronização das calçadas com motivos da cultura nordestina, com áreas de lazer, e outras ações que têm mudado a feição urbanística de nossa terra, garantindo-se melhores condições de vida para a população, com o incremento na geração de renda e empregos.

TEATROS

A cidade conta com o sempre moderno Teatro Municipal “Severino Cabral”, concluído em 1963, com ampla infra-estrutura para grandes espetáculos de tablado, além do Teatro “Paulo Pontes”. 

Em 1981 foi criada a Academia Campinense de Letras.

Em 1982 construído o Centro Cultural de Campina Grande, situado próximo ao Parque do Povo, no centro da cidade.

FOLCLORE 

Ao longo da história, as atividades folclóricas acontecem no município durante muito tempo. As corridas de argolinhas aconteciam no bairro de José Pinheiro. O mamulengo (folguedo) foi apresentado por muito tempo no bairro de São José. 

Destaque também para o Pastoril, de origem européia, utilizado pelos Jesuítas na catequese, representa o nascimento de Cristo, tem atividades no município, através de vários grupos. 

Coco-de-embolada tem grande aceitação na região. 

A ciranda é uma atividade folclórica bastante vivenciada em Campina Grande. 

As Bandas de Pífano possuem instrumentos fabricados artesanalmente, com grande sucesso e público garantido onde se apresentam. 

ARTESANATO 

Exposto em várias vitrines de importantes empresas da Paraíba e também brasileiras, o artesanato é um dos mais exclusivos trabalhos produzidos no Brasil. 

Além de ser passado de geração para geração, é exportado para o exterior e, principalmente, para países europeus. 

Os trabalhos são muito diversificados e de boa qualidade. Há no Estado vários pólos de artesanato, dentre eles o Compartimento da Borborema, que inclui Campina Grande e cidades circunvizinhas.

São trabalhos em argila e barro, enxovais de bebê, decoração para festas, em estopa e bonecas, em madeira, com corda, em crochê, ponto de cruz, bonecas, bichos em areia e licores, em jornal, lembranças personalizadas e decorações em geral. 

MUSEUS 

– A cidade possui vários museus, onde são guardados importantes fragmentos de nosso rico acervo cultural e histórico.

– Museu de Arte “Assis Chateaubriand”, dispondo em seu acervo de obras de renomados artistas plásticos, foi criado em 1967, com atividades de Exposições, cursos, oficinas, pesquisas; e outras atividades. O seu acervo consta de 474 obras de Arte, Arquivo, Material Bibliográfico.

– Museu do Algodão, com o arquivo de peças e aspectos importantes da história e da tecnologia do algodão, consagrados à época do seu ciclo econômico. 

– Museu Histórico e Geográfico, cujo acervo dedica-se ao desenvolvimento histórico, social, cultural da cidade. 

– Museu de Gemologia;

– Museu do São João, com temas relacionados às festividades juninas; 

– Museu Luiz Gonzaga, guardando parte do acervo do inesquecível “Rei do Baião”, que cantou a alma nordestina. 

FESTIVAL DE INVERNO 

O Festival de Inverno de Campina Grande realizado anualmente é um dos mais prestigiados e importantes do Brasil, sendo o único do gênero no Nordeste. 

O evento leva aos teatros, às praças e a outros segmentos, o conhecimento através da arte, nas suas mais variadas matizes culturais. 

Reúne momentos que vão desde o rock às mais legítimas tradições da alma nordestina. 

Há mais de 20 anos, a cidade promove um dos mais importantes eventos da cultura brasileira. 

Reúne grupos de dança, de teatro amador e profissional, apresentação de música erudita e popular, além de mostras de cinema, de vídeos e de artes plásticas.